Como encontrei o equilíbrio na minha vida - parte II

terça-feira, janeiro 29, 2019

Equilíbrio do Corpo 

Variar a alimentação 

Ao longo da minha vida sempre tive incentivos por parte da minha família a experimentar novos sabores, aromas e alimentos. Fui habituada a tal e, dessa forma, não me lembro de um alimento que não goste. É a verdade: não sou nada esquisita e estou sempre disposta a experimentar novos sabores.
Prova uma nova fruta, uma nova especiaria, prepara as tuas refeições de uma forma diferente.
O objectivo é variarmos alimentos, aromas e modos de preparação. O nosso organismo vai trazer de cada alimento os melhores nutrientes. Queremos uma alimentação equilibrada, colorida e uma saúde reforçada, certo? :)
É nas frutas e legumes que encontramos fibras, vitaminas, minerais e é nesta diversidade de nutrientes e antioxidantes que o nosso organismo se equilibra (são o meu grande aliado e estão sempre, sempre presentes nas minhas refeições!).



Preparar o dia e as refeições

A minha dica é organizar a semana. Guarda um dia de pausa (o meu costuma ser ao sábado/domingo) e reserva algumas horas para preparar marmitas para a semana: eu costumo fazer os almoços e os lanches pré-treino para a semana e, assim, durante a mesma, consigo mais tempo para mim e para relaxar.
A variedade ajuda a saúde. Ao prepararmos os nossos próprios snacks e refeições sabemos com o que podemos contar. Este é um hábito que sempre incluí na minha rotina.

Líquidos, muitos líquidos!

Primeiro passo: garrafa reutilizável; segundo passo: encher diariamente com água fresca; terceiro e último: trazê-la sempre, sempre connosco!

Água fresca, água aromatizada com canela, gengibre e limão, tudo conta.
Eu prefiro água natural, trago diariamente comigo uma garrafa de 2L e chego ao fim do dia com a mesma vazia. 
Iniciei com pequenos passos e, hoje em dia, torna-se bastante fácil para mim ingerir esta quantidade que, no meu caso, é a ideal (até porque quando começamos a ver os resultados na nossa pele e saúde, tudo se torna mais motivador de continuar!).

Mastigar devagar

Já fiz um post sobre o "Mindful Eating" ou Alimentação com Consciência e Atenção Plena aqui no blog, mas é sempre interessante relembrar este hábito e introduzi-lo no nosso dia-a-dia.

Mastigarmos e comer mais devagar dá-nos a sensação de saciedade mais prolongada e os alimentos serão melhor digeridos. Este bom hábito vai facilitar e muito o próprio ritual da refeição.


(bolo vegan de maçã e noz)

Prática de exercício físico 

Pela minha experiência

O desporto sempre fez parte de mim. Iniciei o meu percurso a nadar e a competir. Aos cinco anos descobri o amor pela dança e aí fiquei, pela Contemporânea.
Anos mais tarde, percebi que fazia parte da Dança de Salão. Não só fazia parte de mim, como eu própria sentia-me parte dela.
Foram onze anos de treinos, espectáculos e muita energia. Ao todo, foram quinze anos a dançar.
Tive de abandonar a dança, motivo pelo qual entrei no ginásio. Já lá vão quase quatro anos.
O ginásio tornou-se um substituto da dança, porque queria manter a minha actividade física e o meu corpo e saúde. 
Hoje em dia, o ginásio tornou-se num lugar especial para mim. Costumo dizer que é a minha terapia. Um sorriso rasgado, uma simples conversa e um treino pelo frente fazem parte de mim.


Tento variar ao máximo o tipo de estímulos que dou ao meu corpo.

Mexer mais e mais!

Tudo conta na hora de mexer o nosso corpo. Incluir actividades que possam estar representadas no seu dia-a-dia - como pequenas caminhadas, subir escadas... - e, acrescentar alongamentos, treino funcional e outro tipo de exercícios que possam ajudar a manter em equilíbrio a nossa estrutura muscular.
Criar horários, organizar mas sobretudo, implementar o bom hábito de se mexer mais!

Benefícios? São muitos! Melhoria da auto-estima e respiração, diminuição dos níveis de ansiedade e stress, fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade e consciência corporal que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida!

Valorizar o sono e descanso

Não é por acaso que o coloco em segundo lugar, após a prática de exercício físico.
Comer bem, praticar exercício e descansar. É o ciclo que mantenho na minha vida, diariamente.
O sono é fundamental para garantir o funcionamento do organismo, já que reforça a imunidade, renova as células, neutraliza radicais livres e consolida a memória. Ter uma rotina de horários ao deitar/levantar é um hábito a estipular, o nosso todo - físico e mental - agradecem e o nosso desempenho e produtividade também :)

Meditar

E... a seguir ao descanso, segue-se o meu momento de meditação.
De manhã. Com a luz matinal. Dez minutos bastam para agradecer, focar no momento e desocupar a mente. 
A meditação consiste em várias técnicas de respiração que nos ajudam a focar no momento e ir ao encontro do conhecimento interior.
Controlarmos os nosso pensamentos, ansiedades e stresses do dia-a-dia é o intuito principal.
Podemos meditar em qualquer lugar, desde que nos sintamos confortáveis.
Eu reservo algum tempo antes de me levantar, para mais um dia, para o fazer. Sinto-me em pleno com aquele brilho e aproveito para tranquilizar o meu corpo e mente nesse momento.

Com a meditação aprendi a escolher os meus pensamentos, sentir-me mais relaxada, deixar a vida fluir acalmar-me em situações de pressão e, algo muito importante, mais saúde e felicidade.


Senti-me muito bem em partilhar estas dicas convosco. 
Espero que se sintam motivados, tanto como eu! Já tenho publicações pensadas e idealizadas sobre como manter a motivação, o foco e mudanças para uma vida em pleno, em breve.

Feliz semana, de luz e conquistas! :)

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei muito querida Simone! Confesso que ginásio não é muito a minha cena, mas caminhadas e yoga por enquanto já consegui introduzir na minha rotina, sendo que durante anos não fazia absolutamente nada para me mexer. A meditação também foi uma ferramenta super poderosa que trouxe para o meu dia-a-dia :) E também o facto de nos termos conhecido pelo instagram, és uma inspiração meu bem! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, minha querida! Fico tão feliz com as tuas palavras. O importante é fazermos o que gostamos, adequando às nossas condições e gostos :)
      Partilho a mesma opinião, és uma inspiração igualmente <3

      Eliminar

Subscribe