mindfulness no dia-a-dia

sexta-feira, março 02, 2018

Os dias agitados são uma constante, onde a tranquilidade parece ser difícil de alcançar; são muitas as tarefas diárias e o nosso pensamento está regularmente preocupado com as mesmas.
A meditação é uma das soluções para o stress e a ansiedade, mas o Mindfulness é um conceito diferente em que pretendo focar-me e passar-vos esse foco, de forma a iniciarem este novo mês com novas metas e novos pensamentos.

Há relativamente pouco tempo, fiz um projecto editorial sobre o conceito de Mildfulness no dia-a-dia: uma revista, onde pretendia demonstrar os benefícios e onde poderíamos alcançar esse mesmo conceito.



Confesso que fiquei encantada com o conceito e com o experiência do mesmo. Precisamos destes "escapes" no nosso dia-a-dia, para uma vida mais slow.
O conceito Mindfulness não é meditação, é concentração e foco naquele momento, independentemente de qual for.
Ao reorientarmos a nossa atenção para o aqui e o agora, surge a oportunidade para aprender a controlar a mente, diminuindo o stress e reencontrando a paz na nossa vida.

O grande objectivo passa pela comunicação com o nosso interior, descobrindo mais sobre nós mesmos e com o nosso bem-estar, o abrandar o ritmo e ainda que a nossa atenção plena faça parte da nossa rotina diária sem a necessidade de reservar momentos/espaços próprios.

O conceito de Mindfulness numa simples frase será, portanto, abrandar o ritmo e procurar uma atenção e consciência ao momento presente.

(...) manhãs com botão de pausa... 

Manhãs descontraídas. Acordar cedo, preparar um bom pequeno-almoço, ficar a par das noticias faz parte da minha rotina matinal. Em dias de semana acaba por aparecer o botão de avanço mais acelarado, mas no fim-de-semana compenso com as manhãs (ainda mais) calmas e sem horas. 



Tentem começar pelo pequeno-almoço. Ter consciência do momento presente enquanto tomam a minha primeira refeição, sem distracções, apenas apreciando o momento.



Enquanto preparam a vossa refeição, concentrem-se apenas nessa acção.
Preparei as minhas panquecas de aveia, incluí os ingredientes e preparei os toppings de amora, pensando apenas nessas acções, no resultado final e no gosto que me deu preparar este pequeno-almoço.

Para mim é importante ter uma rotina diária que impeça o stress de se alojar por aqui, uma manhã mais tranquila e sossegada é um ponto de partida para um dia produtivo.
Encontra a tua forma de desfrutar das tuas manhãs serenas, mantém uma perspectiva positiva e faz disso um hábito. 
Amanhã já é fim-de-semana! Um bom dia para iniciarem a vossa manhã sem pressas; apreciem o vosso momento presente com um bom pequeno-almoço, liguem-se ao Mindfulness. 

Bom fim-de-semana! :)


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe