health & fitness: relato de um estilo de vida activo e saudável

quarta-feira, janeiro 31, 2018

Desde que me lembro, sempre fui muito próxima de legumes, fruta e alimentos coloridos provenientes da terra.
Foi-me sempre incentivado esse gosto, pela roda dos alimentos, os pratos da minha mãe e avó que sempre continham as hortículas. 

A beterraba era o único legume que eu não apreciava, até provar uma Salada Terra com frutos secos e um molho de frutos vermelhos... huuum! E o abacate? Não apreciava, de todo... O meu paladar mudou e, neste momento, é dos meus alimentos preferidos. Torradas de abacate, pesto de abacate... Hum!



(...) about my active lifestyle...

Aprendi a nadar, era eu muito pequena. A mini Simone nadou, nadou, nadou, até fazer duas competições de natação. Enquanto isso, já eu tinha entrada na Dança Contemporânea. Os movimentos eram tão expressivos, tão genuínos e calorosos. O meu amor maior cresce quando descubro a Dança de Salão e passo 11 anos a dançar, em cima de uns saltos, e a sentir por completo a alma da dança. Guardo tão boas memórias dos 15 anos, ao todo, a dançar.

Por motivos académicos tive de deixar um pouco de lado a Dança de Salão, razão essa pela qual entrei no meu primeiro ginásio. Habituada ao exercício físico e ao meu corpo tonificado, era esse o meu principal objetivo.

Objetivo esse que se mantém hoje em dia. Embora no presente, o meu gosto pelo ginásio seja enorme: os pesos & treino de força são a minha parte favorita e a minha aula? Power Jump, for sure! Sou uma jumper addicted
A minha alimentação foi sempre muito completa e nutritiva e esses dois factores são os melhores aliados: alimentação variada & exercício físico.

O exercício físico é a rotina favorita do meu dia-a-dia. Torna-se terapêutico para a minha mente. Sinto-me sempre motivada porque, a verdade é que me sinto rejuvenescida cada vez que finalizo o meu treino diário. Treino cinco vezes por semana, com qualidade. Com motivação e esforço. Porque me sinto com mais energia, mais feliz, mais apta, confiante e mais forte. 
É uma questão de poder da mente, de pensar que no final do treino sinto e vejo que fiz o melhor de mim e para mim! Equilibrar o corpo e a mente é o meu foco. 



De facto, existe uma explicação para a sensação indescritível depois de um treino completo, a alegria quando pensamos no próximo treino ou a crescente confiança no nosso desempenho. Os responsáveis são chamados: hormonas da felicidade. Os mais conhecidos entre eles são endorfinas, dopamina e serotonina.

Se treinamos regularmente, a concentração aumenta continuamente em várias regiões do cérebro. O aumento de concentração, sentimento de felicidade e satisfação são os efeitos colaterais agradáveis.


(...) & about food...

No presente, após tanta inspiração de cozinha saudável & pratos incríveis que vemos por aí, posso dizer que a minha alimentação é muito mais feliz e variada. 
Deixei de comer carne há quase três anos por motivos de ética. Foi muito simples e bom para a minha consciência, bastou um dia para eu dizer "basta", até hoje. Por experiência digo que a nossa mente comanda as nossas decisões, é tudo uma questão de poder mental e força de vontade. Para tudo.

A partir daí, os meus pratos tornaram-se mais coloridos. Vou buscar a proteína às leguminosas (que eu adoooro) e a minha alimentação baseia-se em legumes. De todas as formas. Ainda como peixe, uma vez por semana no máximo (e às vezes nem isso!), por isso digo que os legumes são a base dos meus pratos.
Não bebo lacticínios. Faço as minhas papas de aveia & panquecas com bebida vegetal, maioritariamente de côco ou amêndoa.

A nossa imaginação é tudo. Ir até ao mercado local traz muita inspiração para novos pratos, novas combinações. Abrir o frigorífico e confeccionar um prato com os alimentos que temos por lá. 
Compor o arco-íris no nosso prato. 
Adoro uma boa pasta de legumes. Um chili de feijão preto e pimento vermelho. Legumes no forno a acompanhar arroz integral.

Talvez seja pela minha área e pela minha veia criativa, mas eu sou muito imaginativa e criativa nos meus pratos. O pequeno-almoço é a minha refeição preferida e, como já escrevi aqui pelo blog, nunca deve ser esquecido. Guardem tempo para a vossa primeira refeição. O corpo precisa dos melhores nutrientes para o seu funcionamento regular durante o dia, para trabalhar com energia e sentirmo-nos muito enérgicos em todos os momentos.
Incluir fruta é o nosso melhor aliado. Sacia, torna o pequeno-almoço mais entusiasmante, agradável e mais fresco. 


Espero que quem me lê se sinta muito inspirado para se sentir bem com o seu corpo, o seu templo. 
O nosso corpo e mente são o verdadeiramente o nosso templo, que cuidemos deste nosso bem precioso que é a saúde física e mental.

Faz por ti, porque te preocupas contigo. Encontra as formas de te exercitar que mais gostas e onde te sentes em serenidade e completa contigo mesma!
Espero ter inspirado com este (pequeno) relato da minha experiência. Prometo que hei-de partilhar mais momentos como este! :)


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe