Mindful eating - Alimentação com atenção plena

quinta-feira, maio 03, 2018

Já tinha falado sobre a prática de mindfulness no dia-a-dia aqui pelo blog e, como esse hábito deveria ser uma constante na nossa vida de forma a apreciarmos todos os momentos - por mais banais que fossem - e levar a vida com mais calma. 

Falei sobre o tópico da alimentação sem distracções e, como sei que tenho sempre tema relacionado com a alimentação (fico tão feliz por me perguntarem rotinas de alimentação ou simplesmente curiosidades sobre as minhas refeições!), hoje decidi dedicar um post inteiramente ligado à Alimentação com Consciência

Ao praticarmos uma alimentação com atenção plena criamos espaço de diálogo com a sabedoria do nosso corpo e espaço de conexão connosco mesmos. 



  • De uma forma mais resumida, acaba por ser uma "técnica" para treinar o cérebro a ser mais saudável, tornando a alimentação um processo de prazer e felicidade. 


Construímos um maior conhecimento sobre nós, sobre a nossa relação com o alimento e o que o próprio tem de melhor para nos dar como veículo de nutrição.

O objectivo é estar totalmente presente na hora das refeições. Acaba por ser uma forma de reduzir o stress e ansiedade, mantendo a atenção plena no próprio momento. 


Estar atento a quando como, o que como e como eu comoexplorando e conhecendo o que surge a partir desta experiência, iniciamos a construção de uma relação mais harmoniosa, saudável e consciente com a comida e com a vida. 

Cria-se ambiente para experimentar cores, aromas, sabores, texturas, saberes e sentidos, com gentileza e livre de julgamentos.




A prática inicia-se a partir do momento em que colocamos os alimentos no prato e, daí, observamos as cores, quantidades e disposição dos alimentos. 

Respirar, sentir o cheiro da comida e observar como o nosso corpo responde ao estímulo. Nesse momento, podem surgir memórias a respeito desse alimento, ao hábito de o consumir.

De seguida, mastigar lentamente e com consciência nessa acção. Explorar os sabores, texturas, temperaturas. 

Respirar, pousar o garfo no prato enquanto mastigamos e encontrar uma postura confortável. Sentir o nosso corpo, ouvi-lo e prestar atenção aos sinais de fome e/ou saciedade. 

Surge uma experiência única de apreciação, observando cada sensação.


Durante a prática, a nossa atenção foca-se no que acontece na nossa mente enquanto comemos: quais são os pensamentos e memórias que surgem? Após esse pensamento, focamo-nos novamente na experiência de comer, com consciência no antes, durante e depois da refeição.

Observar, reconhecer, praticar e aceitar a experiência. Apreciar com consciência!

Algo muito importante, crucial de salientar é que nenhuma mudança acontece repentinamente.
O importante é retomar essa consciência e incluir estes hábitos dia após dia, de forma gradual.
A mudança tem de ser gradual e efectiva, pois o ser humano não se nutre apenas de alimentos mas, também, de sentimentos!


Um novo mês para trabalharmos na nossa felicidade, diariamente! :)

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe