health & fitness: hábitos alimentares

terça-feira, março 27, 2018

São várias as perguntas sobre os meus hábitos alimentares, rotina de actividade física e dicas nutricionais, por isso achei pertinente falar sobre algumas dicas práticas.

É importante frizar que não sou uma profissional de nutrição, apenas uma entusiasta da mesma, e partilho a minha própria experiência; o que funciona para mim poderá não ser funcional para outra pessoa.
É, igualmente de extrema importância, mencionar que sou flexível: o meu dia não acaba sem desporto e uma alimentação equilibrada e saudável, no entanto existe um (ou dois dias) em que como algo fora do "saudável"; quem respeita o seu corpo, nutrindo-o com a qualidade necessária 90% das vezes, uma refeição mais calórica ou fora dos padrões diário não deve ser de todo um problema.
Aí entra a flexibilidade, não devemos sentir qualquer "remorso" por algo que não é uma rotina no nosso dia-a-dia e que nos dá prazer, por ser algo que não é um hábito.

Saliento, novamente, que não sou profissional. Tenho muito cuidado e equilíbrio comigo, de forma a manter-me bem fisicamente e psicologicamente. Portanto, decidi falar um pouco dos meus hábitos diários alimentares:

1. Farinha de centeio/pão escuro

Esta dica não é nova, mas a verdade é que vale a pena sempre mencionar. É a minha regra nº1 para a minha nutrição diária. Nunca consumo "pão branco", escolho sempre o pão escuro, pão de centeio, pão integral. 
A farinha de centeio e o pão integral contém todos os nutrientes saudáveis, incluindo vitaminas e fibras.
Os grãos de centeio contêm um valor nutricional grande, fibras alimentares, vitaminas do complexo B, magnésio e antioxidantes. As farinhas de centeio são caracterizadas com um baixo índice glicêmico. Tem praticamente as mesmas fibras que o pão integral, ajudando no processo digestivo: o corpo absorve insulina de forma mais lenta e gradual.

2. Manteiga de amendoim e pasta de abacate

A manteiga de amendoim é um elemento fundamental na minha alimentação: proteína, vitaminas e zinco e... é um vício com banana (na conta certa)! A manteiga de amendoim e o abacate devem ser consumidos com moderação porque, embora nos forneçam gordura saudável essencial para o nosso corpo, são bastante calóricos (quando consumidos em excesso).



3. Azeite e óleo de côco

Para cozinhar utilizo, principalmente, o azeite: contém uma gama de efeitos terapêuticos e preventivos de doenças. Quando faço umas panquecas ou legumes salteados utilizo o óleo de côco, confesso que não o utilizo porque aguenta temperaturas mais elevadas, mas sim porque gosto imenso do sabor do mesmo nesses cozinhados. 

4. Sementes de chia


As sementes de chia são um super alimento extremamente nutritivo, sendo muito fácil de preparar. Consumido de manhã, obtém-se a porção necessária de energia matinal. 


5. Água e mais água


Todos os dias tento beber o máximo de água possível. Trago sempre comigo uma Eco-Garrafa de 2L e todos os dias volto a enchê-la. Durante o dia bebo os 2 litros de água e no treino bebo mais 1L. Este factor é, sem dúvida, uma questão de hábito. Há uns anos atrás era extremamente difícil para mim consumir a hidratação necessária diariamente; comecei a trazer comigo uma garrafa de 1,5L e neste momento não dispenso a minha Eco-Garrafa de 2L.

Para mim, já se tornou muito acessível consumir os 2L durante o dia mais 1L no ginásio. 
É um hábito e ajuda a manter o foco!

6. Fruta, fruta, fruta


Seja ao pequeno-almoço ou à ceia, a fruta está sempre presente. Confesso que não passo sem uma boa peça de fruta: saciam, refrescam e ainda são ricas em vitaminas e protegem o nosso organismo.

O meu pequeno-almoço contém sempre fruta, a seguir ao almoço sabe sempre bem e no lanche da tarde/pré-treino. Trago sempre fruta comigo nas minhas marmitas, são um super alimento! 




You Might Also Like

0 comentários

Subscribe