Manter o foco - e torná-lo num estilo de vida

sexta-feira, março 15, 2019

Em seguimento das publicações anteriores de Como encontrei e estabilizei o Equilíbrio na minha Vida, recebi mensagens muito queridas e acolhedoras e, algumas delas, perguntas acerca de manter o foco.

Manter o foco é um processo mental. É uma aprendizagem e um auto-conhecimento diário.
A minha maior motivação é, de facto, sentir-me bem comigo própria: com o meu físico e mental, em simultâneo. Sou a minha própria inspiração, faço por mim e para mim, de forma a sentir-me em pleno na minha pele e com os outros. Partilho algumas rotinas que inspiram e, eu própria, sinto-me inspirada quando sei que essas pequenas partilhas fazem a diferença na vida de alguém.


Objectivos
Ter objectivos. Sim, sim, é mesmo verdade: tem de existir uma razão, um objectivo nosso. Sempre que sentires aquela preguiça malandra, lembra-te do teu objectivo. Lembra-te do teu porquê! Pensa, realmente, no que queres. Pensa no objectivo a alcançar. Não dês importância aos obstáculos que aparecem e foca a tua mente nos benefícios que o treino irá trazer.
Metas semanais
Sê coerente e realista. Define a frequência dos teus treinos. Idealiza, experimenta, realiza. Escreve quantas vezes vais treinar e o que vais fazer nesses dias. Começa pelo básico e progride de acordo com o teu desempenho. Relata, diariamente, os teus progressos e conquistas: vais chegar ao final do mês orgulhosa do teu desempenho e querer continuar com as metas a alcançar! Horários
O maior conselho que posso dar para te comprometeres a realizar um determinado compromisso é, realmente, teres um horário fixo para o fazeres. Um horário fixo ajuda-te a não criar desculpas relacionadas com a falta de tempo. Escolhe um momento para ti e para cuidares de ti própria. Local agradável para treinar
É fundamental identificares-te com o espaço onde vais passar essa horinha diária de exercício físico. Se te sentes confortável, gostas do ambiente e sentes-te bem por lá, é mesmo esse o objectivo. Se acontece o contrário, pondera mudar antes de começares a arranjar alguma desculpa para o evitar... O intuito é sentires o ginásio, ou espaço onde praticas alguma modalidade, como uma segunda casa. Eu sinto, para além de ser a minha terapia, é um local onde aproveito o meu tempo da melhor forma. Plano de treino
Teres um plano de treino adequado a ti, à tua condição física e mental, que te motive a continuar e a querer cada vez mais... De acordo com os teus objectivos, um profissional de Exercício Físico aconselhará os melhores exercícios, aulas e combinações possíveis que serão o teu caminho até ao teu objectivo. E que esse objectivo seja sempre, sempre o teu foco! Treinar com e por prazer, não por obrigação... lembra-te :)
Honestidade
Acima de tudo.
Acredita em ti, foca-te e persiste.
Nem sempre é fácil, mas digo-te... vale a pena.
A superação é um marco incrível mas, melhor ainda, é quando vês os resultados da tua superação. Constrói a tua evolução!

Desafios 
Sai da tua zona de conforto. Eleva a intensidade, aumenta cargas se o teu corpo o permitir. Ouve o teu corpo e respeita-o. Respeita, igualmente, as dicas dos profissionais. Se dói, descansa. Se precisas de mais, avança. O nosso corpo é o nosso templo e precisas de o escutar.
Sem comparações Esta é, provalmente, uma das mais difíceis questões. No entanto, quase conseguires ultrapassar este ponto, serás uma pessoa feliz contigo própria: que se ama, que respeita o seu biótipo, o seu corpo e alma. O segredo é tentar sermos melhores do que fomos ontem. Não podemos ser tão severos connosco próprios, muitas vezes encontramos defeitos onde esses mesmos não existem. Sê a tua melhor versão! Acredita, tem confiança. Começar é primeiro passo para o sucesso. Orgulha-te no que já conseguiste alcançar. Vestuário confortável
O que vestimos no treino é uma é uma forma de nos sentirmos mais confiantes, seguros e, na verdade, mais motivados. Aposta em roupa de desporto de qualidade, pois isso influencia a tua performance no treino: tens de ter a flexibilidade de movimentos certa. Muito antes de ser parceira Prozis (sinto-me muito lisonjeada por fazer parte da família Prozis), já eu era cliente da marca e, posso afirmar - convictamente - que é a marca mais confortável de desporto que tenho: sem costuras e com a elasticidade certa moldando a peça ao nosso corpo, respirável e com uma textura muito macia. (Tens 10% de desconto com o meu código SIMONEMATOS)

(Em todas as encomendas no site da Prozis tens 10% de desconto ao utilizares o meu código SIMONEMATOS no checkout!)


Cria amizades e conhecimentos
Para além do exercício diário, os meus finais de tarde não são os mesmos sem aquela palavra, o abraço ou o "correu bem o dia?" que todos os dias repetimos com as pessoas que conhecemos ou as nossas próprias amigas. Tenho um grupo muito querido onde nos motivamos umas às outras, incentivamos e puxamos umas pelas outras. Partilhamos momentos e existe um espírito maravilhoso entre nós.
Embora eu prefira treinar sozinha - preciso da minha concentração e foco no momento do treino -, quando termino o meu treino não passo sem aquele momento de partilha do dia com elas.

Música é sinónimo de concentração O som estimula o movimento. Aumenta a energia e disposição. Eu gosto muito de conversar - é um facto - no entanto, no treino e como salientei acima, preciso do meu momento a sós para treinar abstraída do mundo e compenetrada no meu momento. Coloco os meus phones e fico no meu mundo. Mantenho o meu foco e concentração no treino com a música a acompanhar.

Alimentação em bom Os nutrientes certos nos momentos certos, da preparação à recuperação o nosso corpo necessita do melhor em cada fase. As necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa, passando pela composição corporal aos objectivos pretendidos; do treino e sua duração, assim como a intensidade e regularidade do mesmo.

Para isso, consulta profissionais de saúde que te guiarão de forma a alcançares os teus resultados. Não te esqueças que os profissionais são guias, mas o mérito é somente teu. És tu que vais fazer o melhor pela tua saúde, física e mental! :) O treino será uma ajuda à tua alimentação equilibrada. Cria uma relação saudável com a comida. Foca-te no lado positivo, o melhor não acontece com um estalar de dedos mas eu prometo que dia após dia, vais ver a diferença. O segredo é o tempo... e a consistência!

Consistência e preserverança Tudo demora. A começar pela motivação, a passar pela dedicação, até chegar à meta. E esse meta é sempre um processo a longo prazo, nunca é conclusivo... Só precisamos de o tornar num estilo de vida. Lembra-te sempre do motivo porque começaste, as pequenas vitórias e conquistas e, principalmente, os teus objectivos. Este é o meu estilo de vida. Não é uma fase... É algo que eu quero levar comigo para o resto da vida porque quero sempre alcançar a melhor versão de mim mesma! :)

Luta pelo teu bem-estar físico e mental para a vida, por seres a tua melhor versão e, principalmente, por seres feliz contigo mesma! 

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe