O poder da delicadeza e gentileza nas palavras

quinta-feira, agosto 08, 2019

Tenho estado um pouco ausente, é verdade.
Tenho partilhado pensamentos, criado espaço para reflexões e mostrado partes da minha vida e da simplicidade de bem viver pelo Instagram, estou por lá diariamente a receber e enviar energia positiva, muita luz e brilho, por isso acompanhem-me mais de perto por lá @simonesbmatos.

Sinto no meu interior quando é hora de publicar aqui pelo blog Com Calma e Alma. Sem pressões, sem dias marcados - apenas deixar fluir o assunto quando é pertinente. E acho que faz sentido assim - escrever sobre determinado assunto quando é o momento.
Prometo que estou a tentar - a partir de hoje - estipular um dia por semana para lançar uma publicação aqui no blog. Criar uma coerência mas sem dramatismos, deixar a via correr levemente :)

Hoje falo sobre um tema pertinente... a delicadeza para com os outros.

A gentileza de palavras.
Um assunto tão pertinente e, na maioria dos dias, esquecido. Lembramo-nos de cuidar do nosso corpo e da nossa aparência, da nossa alimentação e do nosso equilíbrio entre corpo e mente. Dentro deste última, é introduzido um pequeno subtema que, por vezes, falta-nos na balança: ser gentil no nosso discurso.Sabemos que as palavras têm o efeito positivo ou negativo na vida de alguém, e o que falamos com alguém pode ser maravilhoso ou causar algum dano, dessa forma é essencial estarmos conscientes do nosso discurso para com o próximo. Parece tão simples, mas não deveria ser um objectivo constante nas nossas relações pessoais ou meras conhecidas, construir uma boa relação e encorajar, falar em forma de amor, sem derrubar alguém com críticas ou discursos negativos? 

Tenho umas certas pessoas na minha vida que me inspiram - indirectamente - o valor das palavras. E que, por consequência, me fazem inspirar outras pessoas. Ver o bem no outro, espalhar elogios sinceros. Numa amizade, aprecio com todo o coração o poder da esperança e do encorajamento, valorizar o outro e dar confiança sobre a própria pessoa, a sua capacidade e a forma de ela sentir-se bem na sua pele e a valorizar o seu ser maravilhoso. 

Para isso tal, existe apenas uma conclusão: temos de estar bem resolvidos connosco próprios... e isso é um processo diário! :)


Ninguém é perfeito, muito menos eu... tenho as minhas fraquezas e fragilidades mas tento contorná-las sempre que me é possível, tento ver sempre o outro lado.
O simples acto de trabalhar as nossas atitudes e organizar as mesmas de forma a acarinhar corações com gestos simples e delicados, encontramos a verdade nas palavras de Ralph Waldo Emerson:

“The glory of friendship is not the outstretched hand, not the kindly smile, nor the joy of companionship; it is the spiritual inspiration that comes to one when you discover that someone else believes in you and is willing to trust you with a friendship.”


Vamos criar o hábito de dizer algo incentivador, que inspira, desafia e conforta o outro.
Que constrói para melhor! 
Aponta as qualidades positivas - tuas ou de quem te rodeia -, elogia pela sua força e presta atenção ao carácter incrível que muitas vezes nos esquecemos com a correria do dia-a-dia. 


Até ao próximo post - que será na próxima semana! :)

Tenham um fim-de-semana cheio de luz interior,
Simone

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe