Como encontrei o equilíbrio na minha vida - parte I

quarta-feira, janeiro 23, 2019

Foram hábitos e pequenas práticas do dia-a-dia. Foram pequenos nadas que, ao longo dos anos, se traduziram neste equilíbrio.
Foi ao longo do tempo que fui encontrando o que realmente me fazia feliz e como esses hábitos tornavam a minha vida muito mais serena e harmoniosa, em todos os sentidos.
A ligação comigo mesma, a relação com os outros e a socialização, as conquistas e as minhas rotinas de hoje em dia que são uma parte fundamental da minha felicidade e realização diária.



É fundamental para mim existir essa harmonia em todos os aspectos da vida para uma estabilidade pessoal, profissional, emocional e, assim, de acordo com a minha experiência pessoal, hoje venho falar de alguns pontos fundamentais de como encontrei o equilíbrio.

Corpo e Mente

Ao abordar o tema qualidade de vida sabemos, automaticamente, que estes dois conceitos se complementam e o objectivo é complementarem-se de forma harmoniosa: a balança tem de estar equilibrada. No entanto, com os diversos compromissos, responsabilidades e adversidades, esses mesmos factores quebram a nossa energia.
Apesar disso, nenhum problema pode ser maior do que o nosso bem-estar físico e psicológico. O segredo é tentar compensar de um lado para o outro ficar equilibrado e, para isso, é necessário investir numa mudança de hábitos e atitudes: deixar hábitos e práticas desfavoráveis para nós e, tentar todos os dias, incoporporar hábitos e práticas saudáveis que nos transportam ao nosso, tão desejado, bem-estar.

Equilíbrio Emocional

Atingir o nosso equilíbrio emocional pode ser um desafio e, por isso, relembro... não é de um dia para o outro, mas sim práticas que devemos exercitar todos os dias.
Por experiência, a diferença acabei por notar na minha produtividade, motivação e satisfação. 

Pensar duas vezes antes de agir é um dos hábitos a trabalhar todos os dias, com grande importância para o nosso equilíbrio emocional.
Reflectir antes de responder e/ou tomar decisões e respirar fundo antes de adversidades.
Distinguir o momento de análise e o momento de decisão.

Exercitar o músculo da gratidão. À medida que praticamos a gratidão e fazemos dela um hábito na nossa vida, a transformação acaba por ser uma natural renovação para a nossa auto estima, alterando a percepção sobre nós mesmos e os outros. Cerca-te de pessoas que são luz na tua vida: perguntam como estás, dão a mão quando precisas... Valem ouro!

Sentir as emoções sem medos

Todos temos dias menos bons. Faz parte... Algo que nunca devemos fazer é esconder para dentro esses dias menos bons: se estamos tristes, estamos; se apetece chorar, chora. Reprimir sentimentos gasta a nossa energia e reflecte-se, de forma negativa, no nosso bem-estar.
Permite-te sentir as emoções nas horas certas, sem as reprimir.

Mente positiva vida feliz 

Pode parecer uma frase feita... mas é a pura das verdades, por experiência própria.
Um pensamento positivo é meio caminho andado para uma grande concretização.

Mantendo uma mente positiva, as possibilidades de conquistas aumentam assim como o conforto sentimental, impulsionando o nosso cérebro a tomar as decisões certas.

Ter controlo sobre a nossa própria vida e nas relações com os outros exige autoconhecimento, meditação sobre os nossos actos e dedicação na mudança de hábitos. 


A parte II será sobre o Equilíbrio do Corpo, fundamental para alcançarmos a harmonia de Corpo&Mente.
Decidi separar em duas publicações por se tornar muito extenso e, essencialmente, por achar que tem ser algo lido com atenção e plenitude de forma a interiorizar as dicas que apresento e funcionam comigo.

Até lá! :)

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe