Dicas para organizar o nosso dia-a-dia

quinta-feira, novembro 29, 2018

Nos tempos decorrentes, com responsabilidades em mãos, horários a cumprir, objectivos a estabelecer, em que o dia parece não ter horas suficientes para tudo o que temos a fazer, confesso que é necessária bastante organização para fazer "tudo" o que idealizo num dia.
Organizar o meu tempo de forma a conseguir conciliar o meu exercício físico e as minhas refeições preparadas em casa todos os dias, ter espaço para cuidar de mim e também para uma vida social minimamente estável... 
O tempo não estica mas, até hoje, consegui adaptar-me (a mim e ao meu tempo) de forma a ajustar-me a tudo o que faço e o que quero fazer num dia.
Assim, decidi escrever algumas dicas úteis que, para mim, são essenciais para esta harmonia: 
Estabelecer objectivos e prioridades

Nem sempre conseguimos fazer tudo o que idealizamos ou gostaríamos. Eu própria gostaria de ter mais tempo para me dedicar às minhas handmade collages, aos meus projetos de diy e ao meu próprio blog... 
Temos de ajustar as nossas metas. No entanto, acho que tudo tem de ser feito com calma e muita estima, por isso deixo para os dias em que tenho mais espaço e flexibilidade, para fazer uma coisa de cada vez.
Na minha opinião, quando tudo é pensado e concretizado com (algum) tempo, resulta muito melhor!


Organizar tarefas

O acto de organização ajuda-nos a simplificar. Simplificar na concretização de tarefas e to do's. 
Costumo trazer sempre comigo um notebook onde vou anotando o que tenho para fazer ou, simplesmente, alguma ideia que me surgiu (costuma acontecer com frequência, por isso ando sempre prevenida!).

Guardar tempo para nós e para o que nos faz bem
Algo essencial para mim e, muitas vezes, menosprezado pela sociedade...
Hoje em dia carregamos muitas responsabilidades que, por vezes, nos "esquecemos" de nós. 
Tudo tem início no nosso próprio bem estar e, se não estivermos em pleno connosco mesmos, não estaremos completos no que fazemos.

Guardar, pelo menos, 30 minutos do nosso dia, para fazermos algo que nos acalma, que nos deixe felizes e que seja  prazeroso, sem dúvida que faz a diferença, em todas as circunstâncias da nossa vida.
Organizar o nosso dia de forma a conseguirmos ter um tempinho para nós. 
Praticar exercício físico, meditar, tomar um banho relaxante, estar com os nossos amigos ou mesmo a nossa própria companhia (algo que eu adoro fazer).

Focar no presente
Tendencialmente, quando temos um lote de coisas a fazer ficamos ansiosos e temos tendência a  intensificar o sentimento de "pouco tempo e muita coisa para fazer", o que resulta em preocupação e stress acumulados. 
Isto é algo que eu gosto de relembrar a mim própria igualmente: pensar na organização dos nossos objectivos, tarefas e compromissos do dia mas, também, viver um dia de cada vez e pensar nas terefas desse dia específico. 
Quanto mais preocupação com o futuro, menos é o foco no presente e no essencial. 
Quanto menos nos focamos no presente, menos produtivos somos.

Conseguimos tudo!

O segredo está na forma como organizamos a nossa vida.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe