como estimular a criatividade

quarta-feira, julho 18, 2018

Dizem que a criatividade é - quase - o meu nome do meio. E eu sinto o mesmo. Sou uma criativa por natureza e encontro-me sempre a imaginar algo, em busca de inspiração e a resolver pequenos enigmas de forma imaginativa. 



A criatividade pode nascer connosco, mas precisa de ser trabalhada e aprimorada todos os dias. O segredo é a persistência e algumas formas de a estimular, das quais vou detalhar para tomarem nota quando a inspiração não surgir de imediato:

  • Iniciar o dia com a meditação

Abrandar o ritmo e tomarmos consciência do dia presente; controlar a respiração e a harmonia interior.
Ouvirmos o nosso corpo é meio caminho andado para encontrarmos e estimularmos o nosso foco e percebermos a nossa intuição. As ideias mais fascinantes surgem com esses passos e com a nossa concentração!

  • Deixar as ideias fluírem 

Abrir portas à imaginação e criar, criar, criar. O processo criativo passa por várias fases: da frustração à fascinação! Falo por mim, nós, os criativos, temos sempre estas fases.
Tudo o que envolve o processo criativo e suas etapas, são essenciais para a realização de resultados provenientes das nossas ideias e criatividade.

  • Exercício físico e culinária

Não podiam faltar. Para além do tempo que dedico a mim mesma, penso e imagino nesse espaço, seja ele no ginásio ou na cozinha. 
Invento, invento muito na culinária. Gosto de improvisar, criar e misturar. Testar novas receitas, integrando a minha criatividade na cozinha. Enquanto cozinho, sinto as ideias a fervilhar. Quando treino, o tempo que dedico ao meu templo - mental e físico - proporciona-me bem-estar e ideias para colocar em prática.
No exercício físico e na culinária, o tempo que dedico para essas duas práticas é, igualmente, tempo para mim mesma onde processo informações e estimulo a criatividade e capacidade de improvisar. 

  • Ser curioso... por natureza!

Ao sermos curiosos, activamos a nossa mente e estimulamos a mesma: quando nos deparamos com novas ideias, conseguimos reconhecê-las e aproveitá-las de forma mais facilitada. 
Ter uma mente curiosa torna-nos capazes de olhar através da superfície e chegar oportunidades momentâneas. 
Observar os detalhes em nosso redor, reparar nas pessoas e na forma como caminham no seu dia-a-dia: o que sentem, em que pensam, como se comportam. Deixemo-nos inspirar e observa... muito! 


You Might Also Like

1 comentários

  1. Esta é sempre uma pergunta que faço a mim mesma... Como ser mais criativa... Porque acho verdadeiramente que é algo que me falta... Vou tentar seguir as tuas dicas! E ler mais... Acho que também ajuda!

    Beijinhos,
    I'm Patrícia Silva 😘

    ResponderEliminar

Subscribe